Conhecimento musical

18/01/2012 17:07

Documentário musical

Adquirir conhecimento é sempre algo agradável, ainda mais quando o tema faz parte do cotidiano das pessoas. No caso de quem toca um instrumento musical, não é segredo que a música ocupa grande parte de suas vidas. Por isso, hoje o blog traz a sugestão* de um documentário que entrou para a história: De Mao a Mozart -Isaac Stern na China.

Produzido em 1981 pelo diretor Murray Lerner, o clássico conta a história da visita do ucraniano radicado nos Estados Unidos, Isaac Stern (um dos maiores violinistas do mundo) à China, em 1979. Na época, o país começava a se recuperar da Revolução Cultural, que havia banido oficialmente os contatos com o mundo externo. Stern era, então, um dos primeiros artistas ocidentais à se apresentar na China pós-revolução.

Resenha:

“De Mao a Mozart: Isaac Stern na China” é um documentário de 1980 sobre a quebra da cultura ocidental na China, produzido e dirigido por Murray Lerner. Ela retrata o famoso violinista e professor de música Isaac Stern como o primeiro músico americano para colaborar com a Orquestra Sinfônica Nacional da China. No filme estão ensaios e apresentações de concertos para violino de Mozart e Brahms, com o famoso maestro chinês Li Delun, que também atuou como seu guia e tradutor em sua viagem. O filme também inclui cenas de Stern visita do Sr. ao Conservatório Central de Música e do Conservatório de Música de Xangai, onde lecionou para estudantes de música chinesa  a arte da expressão musical. Entre muitos outros músicos talentosos, estão o jovem violoncelista Jian Wang (no momento apenas dez anos) é caracterizado brevemente, Jian Wang foi para o estrelato internacional. O filme ganhou em 1980 ao Oscar de Melhor Documentário. Também foi exibido fora de competição no Festival de Cannes 1981.

A ORIGEM DA MUSICA GOSPEL- gênero nascido nas fazendas de escravos no sul dos Estados Unidos

A música gospel (do inglês “gospel”, ou seja, “evangelho”) é um gênero musical de origem afro-americana, nascido nas fazendas de escravos no sul dos Estados Unidos. Os escravos cantavam músicas religiosas com mensagens escondidas em suas letras. As mensagens poderiam conter informações sobre terrenos, quais estradas e rios evitar e números de homens patrulhando tais estradas e rios. Essas canções eram cantadas pelos escravos presos, durante a noite, quando se sabia que havia escravos em fuga a fim de orientá-los rumo ao norte livre. Esse costume continuou quando os escravos foram libertados invadindo igrejas e templos afro-americanos por todo os Estados Unidos.

Atualmente nos Estados Unidos e em outros países, o Gospel está incluído como uma categoria tradicional de música cristã.

Na música cristã internacional destacam-se atualmente Michael W. Smith, os grupos Vineyard, Hillsong Music Australia, Kirk Franklin; e nos anos 90, os ministérios Hosanna!, Maranatha; as bandas Petra, Guardian, Bride; as cantoras Amy Grant, Crystal Lewis, entre outros.
Ainda na vertente metal, surguram bandas como: Tourniquet e Mortification que elevaram o “metal gospel” à categoria, segundo seus fãs, de grande qualidade.
O cenário do “rock cristão” teve como grande nome e destaque a banda Petra, dos Estados Unidos, umas das pioneiras do estilo em todo o mundo.

É isso aí pessoal  fica na paz ..